donderdag, maart 18, 2010

Dez sacerdotes indiciados por abuso de crianças em Portugal, entre 2003 e 2007

SAPO
17-03-2010 15:11

Em Portugal, num espaço de cinco anos, dez sacerdotes foram indiciados por abuso de crianças. É a face visível da pedofilia na Igreja indiciados por abuso de crianças. É a face visível da pedofilia na Igreja portuguesa.

Os casos ocorreram entre 2003 e 2007 mas incidiram sobretudo no ano de 2007. São dez situações que o Ministério Público indiciou por abuso sexual de crianças.

Os números são revelados num estudo de um inspector da Polícia Judiciária na sua tese de doutoramento sobre abusadores sexuais, uma realidade transversal na sociedade portuguesa.

Os alegados abusos terão acontecido no local de culto, já que o número de padres indiciados em cada ano coincide com o número de crimes cometidos em igrejas.

Mas segundo os números apresentados, a pedofilia não parece ser uma situação generalizada na Igreja portuguesa, longe da dimensão doutros casos, como o irlandês, o alemão ou o norte-americano.

Num universo de mais de quatro mil padres, o número de sacerdotes indiciados por abusos sexuais de crianças representa ainda uma minoria.

Na sociedade portuguesa o fenómeno continua muito na esfera privada da família, 720 casos entre 2003 e 2007, logo seguido pelos 584 casos em que o pedófilo era do círculo de conhecimentos da vítima, num total de 5.128 casos de pedofilia registados em Portugal.

De acordo com o investigador da Polícia Judiciária, "a média de idade das vítimas é entre os 8 e 13 anos enquanto os seus agressores terão, em média, entre 31 e 40 anos”.
ortuguesa.



Geen opmerkingen: