donderdag, april 19, 2012

Bispos aprovam regras contra abusos sexuais de menores


 Diario de Noticias

Documento apresentado hoje pela Conferência Episcopal Portuguesa exige ao clero que trabalhe na prevenção destes atos e que os denuncie e repare.

Os bispos portugueses aprovaram hoje regras claras para prevenir e gerir casos de abusos sexuais que ocorram no seio da Igreja. O guia de 51 pontos inclui vigilância e selecção apertada de candidatos ao sacerdócio e de colaboradores da Igreja, sensibilidade para detetar indícios ou sinais de abuso e diligências e firmeza na sua cessação.

Caso se confirmem estas suspeitas, "os responsáveis da Igreja devem "diligenciar de imediato pela cessação desses atos e pela sua punição pelos procedimentos canónicos e legais estabelecidos."

A Conferência Episcopal Portuguesa ordena ainda "instauração imediata do procedimento canónico" e colaboração com as autoridades. As vítimas destes crimes devem ser acompanhadas e os danos causados às mesmas reparados.

O documento da Conferência Episcopal sublinha ainda a gravidade destes atos, principalmente se praticados por membros da Igreja.

Este manual responde a uma exigência feita pelo Vaticano que em 2011 pediu aos bispos de todo o mundo para elaborarem diretivas próprias para tratar os casos de abusos sexuais.

Geen opmerkingen: