vrijdag, december 14, 2012

Guarda Seminário Menor do Fundão: Il bue che dice cornuto all'asino.Nieuwe Evangelisatie: na passiespelen herdertjes os en ezel holderdebolder naar de slager, koeien op zolder

12-12-2012

Encontro do Bispo Diocesano com pais e alunos do Seminário Menor do Fundão
No passado domingo, ao fim da tarde, o Bispo da Diocese da Guarda deslocou-se ao Seminário Menor do Fundão e encontrou-se com pais e alunos do mesmo Seminário.

Nee Maezinha, dat is niet de rector, dat is een hond
 Estavam presentes todos eles (pais e alunos), excepto um aluno com seus pais, que telefonaram da Figueira da Foz, dizendo que só poderiam vir no dia seguinte para as aulas, o que aconteceu. A reunião decorreu em clima de diálogo proveitoso entre as famílias e a instituição Seminário e com base na cooperação que sempre deve existir entre as famílias e as instituições educativas.
Da parte do Seminário foi reafirmada a vontade de ajudar os alunos na sua caminhada de crescimento, tendo sido sublinhada a importância, no processo educativo, da comunidade das três irmãs que residem no Seminário. As famílias reafirmaram a sua confiança na instituição educativa do seminário.


Destacou-se ainda a importância do fim de semana que os alunos passam com as suas famílias e também do encontro regular dos educadores do seminário com as famílias dos alunos.

O Bispo da Diocese volta ao Seminário do Fundão hoje mesmo para presidir à festa de Natal dos alunos, já calendarizada desde o princípio do ano lectivo. Amanhã, também para cumprir calendário acertado no início do mesmo ano lectivo, presidirá também à festa de Natal no Colégio de Nossa Senhora dos Remédios de Tortosendo, frequentado pelos alunos deste Seminário.




Abuso de menores

Diocese vai colaborar com investigação a padre

por Lusa  08 dezembro 2012

A Diocese da Guarda garantiu hoje "total colaboração" à investigação no Seminário Menor do Fundão que levou à detenção do vice-reitor por suspeita de abuso de menores.
O responsável pelo seminário, um padre de 37 anos, é o presumível autor de "vários crimes de abuso sexual de crianças e de menores dependentes sobre os quais detinha funções de educação e proteção", segundo indicou a PJ em comunicado.
O vice-reitor foi detido "em cumprimento de mandado de busca e detenção emitido pelas autoridades judiciárias competentes", acrescenta o documento.
"Como já o fizemos em outras situações anteriores, continuaremos a garantir total colaboração para que a investigação seja bem feita, guardaremos o necessário silêncio durante a investigação e cumpriremos escrupulosamente as conclusões do Tribunal", indica um comunicado do Departamento de Informação da Diocese da Guarda enviado à agência Lusa.
Na nota é referido que "por iniciativas externas ao Seminário Menor do Fundão foi pedida ao Tribunal Civil uma investigação à vida interna do mesmo" e que o bispo da Diocese, Manuel Felício, apenas tomou conhecimento desta iniciativa na passada quarta-feira, às 17:30.
O prelado "deu imediatamente ordem para que fossem abertas as portas do Seminário aos agentes da investigação que se apresentassem devidamente identificados e, mais ainda, que se desse toda a colaboração para a máxima objetividade da investigação".
A nota refere que "foram inquiridas algumas pessoas e outras ainda o vão ser" e "foram investigados espaços internos do Seminário e outros ainda o vão ser".
Segundo a Diocese "tanto o conteúdo das iniciativas externas ao Seminário tomadas como a identidade das pessoas inquiridas como o conteúdo das suas respostas constituem segredo de justiça, que só o Tribunal pode revelar, se e quando o entender".
Acrescenta que ao Seminário Menor do Fundão pertence "fornecer todos os meios para que a investigação seja bem feita".
O Departamento de Informação da Diocese da Guarda adianta que "não é a primeira vez que instituições desta Diocese são investigadas" por tribunais civis.
"Devemos acrescentar que esperamos que esta avaliação seja mais um bom contributo para a vida do Seminário, no cumprimento da sua missão educativa", conclui.
O responsável pelo Seminário Menor do Fundão foi ouvido durante a tarde de sexta-feira no Tribunal local e ficou sujeito a prisão domiciliário com pulseira eletrónica.
Segundo fonte policial, a PJ e o Ministério Público atuaram na sequência de denúncias de vítimas feitas esta semana.

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje o vice-reitor do seminário do Fundão por suspeita de abuso de menores, disse à agência Lusa fonte ligada à instituição.
O responsável pelo seminário, um padre de 37 anos, é o presumível autor de "vários crimes de abuso sexual de crianças e de menores dependentes sobre os quais detinha funções de educação e proteção", refere a PJ em comunicado.
O vice-reitor foi detido "em cumprimento de mandado de busca e detenção emitido pelas autoridades judiciárias competentes", acrescenta o documento.
Ouvido durante a tarde no Tribunal do Fundão, o responsável pelo Seminário Menor do Fundão ficou sujeito a prisão domiciliário com pulseira eletrónica, acrescentou fonte policial.
Segundo a mesma fonte, a PJ e o Ministério Público atuaram na sequência de denúncias de vítimas feitas esta semana.
"Foram feitas as diligências necessárias de imediato que culminaram com a detenção do vice-reitor", acrescentou.
Apesar das tentativas, não foi possível obter uma reação por parte da Diocese da Guarda.
No seminário, uma das funcionárias contactadas ao final da tarde pela agência Lusa mostrou-se incrédula com a suspeita que recai sobre o padre com quem trabalha "há nove anos".
"É uma pessoa alegre e expansiva", referiu, dizendo que "ninguém se livra de invenções destas".

Geen opmerkingen: